A rotina alimentar muitas vezes inclui escolhas que, apesar de familiares, podem ter impactos negativos na saúde quando consumidas de maneira excessiva. Neste contexto, apresenta-se 10 alimentos maléficos à saúde frequentemente encontrados na dieta dos Fortalezenses que merecem a sua atenção e, consequentemente, devem ser consumidos com moderação:

Refrigerantes e Bebidas Açucaradas
Estes alimentos são maléficos por sempre ricos em açúcares e calorias vazias, o consumo regular dessas bebidas pode contribuir para ganho de peso e problemas metabólicos. O que acha de consumir, inicialmente, somente no final de semana?
Alimentos Processados e Fast Food
São fontes evidentes de gorduras trans e contêm níveis elevados de sódio, além de aditivos. Como resultado, é importante compreender que o consumo desses alimentos pode significativamente aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas, obesidade e outros problemas de saúde. Portanto, a medida mais acertada é evitar seu consumo. Afinal, vale lembrar que uma opção muito mais saudável e igualmente econômica seria carregar uma marmita na bolsa.
Além disso, o elevado teor de sódio presente em produtos processados e condimentos pode resultar em hipertensão e maior predisposição a doenças cardiovasculares. Dessa forma, alimentos com excesso de sal devem ser consumidos com cautela. Exemplos desses alimentos são aqueles preparos de condimentos prontos para uso.
Açúcares Adicionados
Alimentos como bolos, biscoitos e doces contém quantidades excessivas de açúcares e podem contribuir para ganho de peso, diabetes tipo 2 e deterioração dentária. São deliciosos, mas podem ser substituídos, quando possível, por tapioca ou pão integral.
Carnes Processadas
Salsichas, bacon e linguiças, devido a seus conservantes e processamento, estão associados a riscos aumentados de câncer colorretal. Sendo assim, melhor não consumir com frequência.
Óleos Vegetais Hidrogenados
Encontrados em frituras e produtos industrializados, contêm gorduras trans prejudiciais à saúde cardiovascular. Exemplos desses alimentos maléficos são os recheios de produtos de panificação, bolachas recheadas e margarina.
Frituras
O consumo excessivo de alimentos fritos se relaciona com ganho de peso, aumento do colesterol LDL e aumento das chances de doenças cardíacas.
Consumo Excessivo de Álcool
Superar os limites no consumo de álcool pode levar a danos hepáticos, risco elevado de dependência e impactos negativos na saúde mental e física.
Salgadinhos Industrializados
Salgadinhos são geralmente altos em teor de sódio, gorduras trans e aditivos, contribuem para problemas de saúde e obesidade. Embora seja os preferidos da criançada, o ideal é incentivar o consumo de frutas.
Farinha Branca e Produtos de Panificação
Alimentos derivados de farinha branca, como massas e pães refinados, podem elevar os níveis de açúcar no sangue devido ao alto índice glicêmico, contribuindo para doenças metabólicas.
Ressaltamos a importância da moderação em busca de uma alimentação equilibrada. A eliminação total não é necessária, porém, é fundamental consumir esses alimentos de maneira consciente, priorizando uma dieta composta por alimentos frescos, naturais e nutritivos.
Portanto, se ficou interessado em ter uma alimentação saudável, e quer saber mais, no link abaixo você encontrará o Guia Alimentar para População Brasileira do Ministério da Saúde.
file:///C:/Users/Admin/Downloads/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf