O Capitão-Tenente Daniele Marino, médico da tripulação do navio Amerigo Vespucci, conhecido como “o mais bonito do mundo”, faleceu em um trágico acidente de trânsito em Fortaleza. O navio havia recentemente chegado à cidade como parte de sua turnê mundial para promover a cultura italiana. A Embaixada da Itália e a rede consular italiana no Brasil expressaram condolências à família e à tripulação do navio.
O Consulado da Itália em Recife e o Cônsul Honorário em Fortaleza, juntamente com o Adido Militar Italiano da Embaixada em Brasília, providenciaram toda a assistência necessária à tripulação do navio. O Ministério da Defesa da Itália, representado pelo Ministro Guido Crosetto, também lamentou o acidente e enviou condolências aos familiares de Daniele Marino.
O Amerigo Vespucci é um navio-escola histórico da Itália, criado no século XX, e estava aberto à visitação pública em Fortaleza antes do trágico acidente. A embarcação estava programada para partir rumo ao Rio de Janeiro em breve, e ainda não se sabe se a morte do Capitão-Tenente afetará os planos da embarcação. Criado em 1930, o Amerigo Vespucci é a unidade mais antiga em serviço na Marinha Italiana e tem atuado como navio-escola desde 1931.