A cidade de Jaguaribe, no Ceará, volta a figurar entre as cidades mais quentes do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o termômetro da cidade atingiu nesta quarta-feira (31) 39,1°C, a segunda temperatura mais alta do país. As informações são do portal G1.
Outra cidade entre as 10 mais quentes é Sobral, ao norte, onde as temperaturas chegam a 38,3°C. As temperaturas costumam subir nos meses que terminam em “bro” (setembro, outubro, novembro e dezembro); A expectativa é que o calor permaneça constante em todo o Ceará.
O estado é tão quente que derrete o asfalto. O fato foi registrado em Santa Quitéria, no Sertão Centro do Ceará. Localmente, o betume tornou-se líquido devido à intensa luz solar. Dessa forma, o asfalto gruda nos calçados e nos pneus.
Turista carioca é resgatado gravemente de afogamento na Praia do Futuro
Umidade baixa no Ceará

Além das altas temperaturas, Jaguaribe também liderou a lista das dez cidades brasileiras com a menor umidade relativa do país, ficando em sétimo lugar com 17% de umidade. A OMS considera ideal a umidade do ar acima de 60%.
O estado observado é considerado quando a umidade está entre 31% e 40%; Quando fica abaixo de 30% é classificado como perceptível; Já entre 12 e 20%, é considerado estado de alerta;
Por fim, a seguir, considera-se o estado de emergência. Recomendações de especialistas para evitar os efeitos do ar seco:
Adultos: beber 3 a 4 litros de água
Crianças: beber 10ml a 30ml/kg de peso corporal
Evite o ar condicionado
Coloque toalhas molhadas ou água em temperatura ambiente na sala nariz limpo
Uma resposta