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Nova linha que liga Messejana ao Papicu em 30 minutos é anunciada

O Transporte Urbano Fortaleza (Etufor) oferecerá, a partir de segunda-feira (4), a rota 1815 – Expresso Messejana/BR 116/Papicu, que atenderá os usuários que viajam entre as regiões de Messejana e Papicu pela manhã.

Segundo a Etufor, a linha beneficiará os passageiros que viajam das 5h30 às 7h, com destino à estação Papicu, que faz apenas três paradas, localizada na Prefeitura, no bairro Luciano Cavalcante. A nova linha foi implantada após pesquisa realizada pela agência na estação Messejana, que mostrou que cerca de 40% dos passageiros tinham que ir diretamente para a estação Papicu e de lá para outros destinos.

Com a instalação, o tempo exigido pelos passageiros foi de cerca de trinta minutos entre os dois terminais. Anteriormente, ao viajar em rotas existentes, o tempo de espera na estação terminal era adicionado ao tempo de parada para descer do ônibus. Só funciona de manhã A Rota 1815 – Expresso Messejana/BR 116/Papicu funcionará nos dias úteis, saindo do Terminal Messejana às 5h30, 6h, 6h30 e 7h.

O trajeto contará com dois ônibus, com trinta minutos de intervalo, realizando quatro viagens. “O funcionamento da nova linha será monitorado e caso se verifique a demanda poderemos ampliar o serviço com mais veículos”, afirmou Américo Pimentel, Gerente de Operações da Etufor.

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O prefeito José Sarto encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que permitiria a concessão de estações ferroviárias, terminais e corredores estruturados com o sistema público de transporte urbano de passageiros em Fortaleza.

O assunto é discutido na Comissão de Orçamento, Constituição e Judiciário da Assembleia Legislativa da Cidade, que visa combinar a experiência do sector privado com a experiência do sector público, para garantir a continuidade do desenvolvimento do serviço prestado,

trazendo mais conforto e satisfação aos usuários do transporte público da cidade. O projeto prevê uma parceria público-privada (PPP) para administrar 10 estações urbanas e dois corredores estruturados, o que tornaria a gestão menos dispendiosa para a prefeitura.

Atualmente, o aparelho custa cerca de R$ 6 milhões por mês, cobrindo apenas custos básicos e diretos de operação. As receitas geradas pelo acordo poderiam até ser utilizadas para subsidiar tarifas de transporte público urbano e outros investimentos na região.

O prazo da franquia pode ser de até 30 anos, sob controle da Secretaria Municipal de Conservação e Serviço Público (SCSP). A regulação ficará a cargo do Serviço Público de Regulação, Fiscalização e Controle de Saneamento Público (AcFor).

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