Uma cena inusitada chamou atenção na cidade de Apuiarés, localizada em Mucambo. Moradores da região avistam um redemoinho e se assustam com o fenômeno. O Fortaleza Ordinária postou a reação das pessoas e o vídeo passou de 65 mil curtidas. Veja a seguir:
O Ceará, caracterizado por seu clima semiárido, é propenso a esses eventos devido a uma combinação de fatores climáticos e geográficos. As altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar durante a estação seca contribuem para a formação de redemoinho. Além disso, a topografia da região, com vastas áreas de terreno plano, favorece a formação desses fenômenos.
Redemoinho se manifestam como colunas de ar em movimento giratório, levantando poeira e detritos do solo. Eles podem ser de pequena ou grande escala, variando em intensidade. Os redemoinhos menores são mais comuns e geralmente não representam ameaças significativas, além de causar alguma sujeira e curiosidade.
Leia mais
No entanto, os redemoinhos maiores podem ser mais impressionantes e até mesmo causar preocupação, pois podem danificar plantações, estruturas e veículos. Além disso, a visibilidade reduzida devido à poeira levantada pelos redemoinhos pode ser perigosa para motoristas em estradas e rodovias.
Os moradores locais costumam ter um conhecimento prático desses fenômenos e sabem como lidar com eles. Às vezes, as pessoas se divertem ao observar os redemoinhos, enquanto outras preferem se abrigar até que o fenômeno passe.
É importante mencionar que os redemoinhos fazem parte da dinâmica natural do clima no Ceará e em outras áreas áridas do mundo. Embora possam ser surpreendentes e até mesmo impactantes, eles são uma manifestação da complexidade e beleza da natureza, que continua a fascinar e intrigar aqueles que têm a oportunidade de testemunhá-los.